A importância do alinhamento cultural nas empresas

A Salesforce Brasil ganhou notoriedade ao ter três de seus funcionários – presidente, diretor comercial e profissional de vendas – demitidos após a publicação da foto de uma festa de fim de ano por um de seus funcionários (veja detalhes aqui). Foi uma crise de comunicação que cresceu rapidamente.

Com o aumento da presença das empresas nas redes sociais é fundamental entender como essas plataformas influenciam na construção da imagem corporativa e na reputação de seus funcionários, que acabam por se misturar. Os colaboradores precisam estar alinhados com as visões e os valores da empresa.

Vai aí uma dica para quem trabalha em comunicação, relações públicas, assessoria de imprensa e redes sociais. Publique um Disclaimer (aviso geral) mostrando o que é permitido e o que deve ser evitado em eventos corporativos.

Exemplo? Segue aqui um Disclaimer genérico:

1) O RH da empresa regional deve pesquisar antes as políticas da empresa para saber se há algum tipo de restrição.

2) Em brincadeiras e festas à fantasia, deve-se evitar fotos com algum tipo de conotação sexual – que podem ser apropriados no Carnaval brasileiro mas podem não ser entendidas por estrangeiros.

3) Em fotos com os colegas deve-se evitar brincadeiras que podem ser interpretadas como assédio moral/sexual.

4) As brincadeiras não podem ter motivações políticas, sexuais, racistas, religiosas ou preconceituosas.

Por isso, lembre-se sempre que festa de trabalho é de trabalho e a melhor dica é: comporte-se e evite o excesso de bebida alcoólica (e se beber, vá de táxi ou aplicativo)!

Deixe um comentário

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.