A Salesforce Brasil ganhou notoriedade ao ter três de seus funcionários – presidente, diretor comercial e profissional de vendas – demitidos após a publicação da foto de uma festa de fim de ano por um de seus funcionários (veja detalhes aqui). Foi uma crise de comunicação que cresceu rapidamente.
Com o aumento da presença das empresas nas redes sociais é fundamental entender como essas plataformas influenciam na construção da imagem corporativa e na reputação de seus funcionários, que acabam por se misturar. Os colaboradores precisam estar alinhados com as visões e os valores da empresa.
Vai aí uma dica para quem trabalha em comunicação, relações públicas, assessoria de imprensa e redes sociais. Publique um Disclaimer (aviso geral) mostrando o que é permitido e o que deve ser evitado em eventos corporativos.
Exemplo? Segue aqui um Disclaimer genérico:
1) O RH da empresa regional deve pesquisar antes as políticas da empresa para saber se há algum tipo de restrição.
2) Em brincadeiras e festas à fantasia, deve-se evitar fotos com algum tipo de conotação sexual – que podem ser apropriados no Carnaval brasileiro mas podem não ser entendidas por estrangeiros.
3) Em fotos com os colegas deve-se evitar brincadeiras que podem ser interpretadas como assédio moral/sexual.
4) As brincadeiras não podem ter motivações políticas, sexuais, racistas, religiosas ou preconceituosas.
Por isso, lembre-se sempre que festa de trabalho é de trabalho e a melhor dica é: comporte-se e evite o excesso de bebida alcoólica (e se beber, vá de táxi ou aplicativo)!