O futuro do RP (Relações Públicas)

Por Hermann Goulart

Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Anunciantes dos Estados Unidos (ANA), em conjunto com a Escola Annenberg de Comunicação e Jornalismo, revelou quais as principais tendências para os profissionais de Relações Públicas aos olhos do mercado e dos clientes. Para a pesquisa, a ANA ouviu 100 profissionais atuando no nível de diretoria, ou acima, de empresas associadas a ela.

O ponto de maior destaque na pesquisa está relacionado à digitalização. De acordo com os entrevistados, um dos papéis primordiais para um profissional de Relações Públicas é ser capaz de monitorar as mídias sociais e reagir prontamente a seus movimentos, criando um canal direto, e em tempo real, de comunicação e consequente engajamento com os públicos de interesse de seus clientes.

Outro movimento que ganhou destaque na pesquisa foi o fato de as áreas de Relações Públicas e Marketing estarem cada vez mais próximas. Mais da metade dos entrevistados disseram que esperam uma interação maior entre os dois campos, com uma atuação alinhada e cooperativa.

Em relação à contratação de serviços de Relações Públicas, a pesquisa revelou que, justamente por considerarem cada vez mais importante a cooperação entre RP e Marketing, as empresas pretendem aumentar o orçamento para essas áreas. De fato, 62% das empresas planejam aumentar seus investimentos em comunicação, especificamente em RP, nos próximos cinco anos.

No entanto, o quarto ponto levantado na pesquisa é a necessidade de aplicar ferramentas de medição mais eficazes para os serviços de relações públicas. De acordo com os entrevistados, ainda existe um problema quanto à demonstração dos retornos dos investimentos feitos nessa área e que, portanto, é preciso que se pré-estabeleça metas mais palpáveis e métricas que, de fato, justifiquem objetivamente o investimento feito.

Em resumo, a onda de digitalização está aumentando o alcance e a eficácia da comunicação nas mais variadas áreas, para além da publicidade, o que torna o trabalho dos RPs ainda mais relevante. Ao enxergarem isso, as empresas começam a se conscientizar da necessidade de um trabalho de comunicação multidisciplinar entre RP e Marketing e um consequente aumento nos investimentos para essa área. No entanto, o aumento dos investimentos em serviços de relações públicas estaria condicionado a uma demonstração de retorno, seja em números ou cumprimento de metas, mais objetiva.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.