Relações Públicas e assessoria de imprensa para empresas centenárias

O jornal Valor Econômico publicou hoje no Caderno Eu& o especial “Empresas centenárias”. A matéria principal, intitulada “Visão de longo prazo”, foi escrita por Maria Alice Rosa. Em minha opinião deveria ser lida por todos os profissionais de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa porque mostra como estas empresas, muitas brasileiras, conseguiram comemorar seus aniversários de 100 anos com governança consistente graças a cultura dos seus empreendedores.

O jornal lista uma série de marcas como Salton, Malwee, Granado, Casas Busch, Citi, SulAmérica, Vinícola Peterlongo, Tabacaria Africana, Casa da Bóia, Casa Valduga, Votorantim, Wilson Sons, Grupo H, Hemmer Alimentos e muitos outros.

Em várias ocasiões, neste site da Art Presse ou mesmo em outros espaços – como o Memória das Empresas – tenho defendido o trabalho que é conhecido como “memória empresarial”. A essência desta sub-disciplina da comunicação é entender as razões pelas quais uma determinada marca é fundada por seus empreendedores e explicitar estas questões. Este arquivo histórico das empresas é um verdadeiro patrimônio para os profissionais de RP. A catalogação e uso deste material pode render centenas de materiais e posts em Redes Sociais, sem falar no uso em exposições e livros. O objetivo é expor os motivos da existência da marca, de maneira autêntica, verdadeira.

Ricardo Braga Art Presse

Deixe um comentário

Este site usa cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.