Universal Channel: a força de uma marca

Universal Channel. No dia 1º de setembro de2004, a Art Presse lançou este canal no Brasil, marca que substituiu o canal USA em toda a América Latina, em uma ação conhecida tecnicamente como “rebranding”. A marca pertence à NBCUniversal Concast, um dos maiores grupos de mídia do mundo e opera aqui em parceria com a Globosat.

A Art Presse desenvolveu, em parceria com os gestores do Universal Channel no país, um projeto integrado de Relações Públicas para comunicar ao mercado e assinantes sobre este importante momento na trajetória da empresa.

O objetivo do nosso trabalho foi mostrar a força da marca Universal – ligada à história do cinema e ao mundo do entretenimento – ao novo canal que estava sendo apresentado ao público brasileiro naquele momento. A ação de RP focalizou-se em dois públicos alvos: os jornalistas e os assinantes. Foi produzida uma revista comemorativa, com textos de jornalistas especializados em cinema (como Luiz Carlos Merten), que apresentou a nova marca e o conceito de programação do canal.

Hoje o canal é parte integrante de um portfólio mais amplo da NBCUniversal no Brasil ao lado dos canais SyFy e Studio Universal e suas versões “play” (VOD-Vídeo on Demand), no conceito de TV Everywhere (pode ser assistido nas telas da TV, celular ou tablet).

Há muitos anos o Universal Channel é líder de audiência entre os canais de séries da TV por assinatura brasileira e um dos canais mais assistidos neste segmento.